terça-feira, setembro 28, 2010
Escaladas na "hard" Patagônia
Existem muitos lugares para escalar na Patagônia. Os dois mais conhecidos são Bariloche e El Chaltén.
No primeiro temos 2 setores mais frequentados: Frey e Vale Encantado. Estes points perto de Bariloche abrigam dois estilos completamente diferentes de escaladas. No Vale Encantado estão as vias de escalada esportiva mais alucinantes da Argentina. Já no Frey há centenas de vias de escalada tradicional light.
Já El Chaltén, que fica 1200Km ao sul de Bariloche, o buraco é mais embaixo... Possui um clima bem mais selvagem e escalada tradicional para quem já se acostumou a sofrer nas montanhas...
Estes dias um amigo me pediu informações sobre El Chaltén, então escrevi um texto sobre o lugar e como adentrar nessa natureza selvagem.
Info sobre o lugar: www.elchalten.com
Todos os croquis das vias: www.climbinginpatagonia.freeservers.com
Perguntei para um amigo meu que vive em Chalten e ele me disse que, atualmente, a galera da escalada fica no Albergue Del Lago. Lá dá pra acampar e parece que o preço é 10 pesos por dia, o que daria 5 reais por pessoa por dia. Ele não tinha certeza do preço, mas acho que não deve ser muito mais caro. Um outro amigo ficou num outro camping e pagou 20 pesos por dia. Em Chalten se pode comprar comida, equipos, combustível, ou seja, praticamente tudo o que precisamos nas montanhas.
Qual montanha/via escalar antes?
Para começar é legal tentar alguma via na face norte do Guillaumet. Eu escalei a via chamada Espolón Brenner, 6º. É uma via legal, fácil tecnicamente, tem 500m, toda em rocha. A aproximação se faz pela trilha que chega à Piedra del Fraile (camping), 2 horas de caminhada, mais umas 3 horas depois, subindo um caminho à esquerda q leva a Piedra Negra (ponto onde as pessoas bivacam, um lugar meio desprotegido). Mas é bom dormir aí porque está bem perto da base da via, mais ou menos uma hora. O Rapel se faz pela crista onde corre a via até encontrar com uma canaleta de gelo (Via Amy). Rapela por esta via e caminha um pouquinho na neve até a base da via Brenner. Se quiser leva calçado ou caminha de sapatilha mesmo (molha o pé rsss). Pra chegar no começo da trilha de Piedra del Fraile o melhor é pagar um taxi de Chalten, são uns 15Km.
Continua na próxima postagem...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Legal, disponibilizar essas infos pra galera que quer começar, quem sabe esse ano que vem vou pra lá. :)
Este deve ser um esporte bastante extremo, a verdade é que se eu não se atrevem a fazer as coisas como estão vocês, mas eu adoro viajar este verão Espero conseguir um Aluguel temporada buenos aires
Postar um comentário