quinta-feira, outubro 14, 2010

Hard Patagônia - Parte 3






2005. Seguindo os conselhos meteorológicos dos irmãos Huber, bivacamos no fundo vale e decidimos escalar duas montanhas uma só janela de bom tempo. No primeiro dia entramos no Mocho e no segundo na Agulha Media Luna. Duas escaladas memoráveis, escalando ao lado de Isaac Cortes, catalão companheiraço e grande amigo.

Media Luna, via Rubyo y Azul: 400m, 6º, 6c+FR. Aproximação saindo do Niponino e subindo à esquerda do vale até o Bivaque Noruego. Daí mais 20 minutos até a base, pode ser que se necessite de grampons para acessar a base. Mais ou menos 1:30 desde niponino até a base da via. A via é muito bonita, sempre por fissuras perfeitas, escalando o dia inteiro sob o sol e protegido do vento quando tem tempo bom! O crux é forte, mas dá pra roubar... E fica dentro de uma chaminé, só que se escala pelas fissuras, não no estilo chaminé. Rapel pela via.

El Mocho, via Salvaterra-Cavalaro: diedrão de 400m, 6º, com crux 6cFR, linda via! Mesma aproximação da Media Luna. Glaciar meio esquisito, pode precisar de grampons e encordar-se para atravessá-lo. Rapel pela via. Pela manhã não bate muito sol, então prepare-se para passar um pouco de frio quando estiver entalando as mãos nas fissuras perfeitas da via!

(Foto 1: Ed guiando na via Salvaterra - Cavalaro, El Mocho. Foto 2: Isaac na Media Luna. Foto 3: Maciço Torre. Foto 4: Linha Mocho. Foto 5: Linha Media Luna.)

Um comentário:

Miriam Chaudon disse...

Fotos muito lindas das três postagens da Patagônia!Lugar incrível mesmo!