segunda-feira, abril 05, 2010

Place of Happiness - Perguntas e respostas?


Algumas pessoas me perguntaram algumas informações sobre a via Place of Happiness, Pedra Riscada, MG, de cuja abertura tive o prazer de participar. Então seguem algumas informações que podem ser úteis para quem quer se aventurar:

Como chegar: chegando em SJ Divino, o melhor é falar com o Edimilson Duarte. Ele é o xerife por lá. Ele tem casa na cidade e tem uma fazenda que nos serviu de campo base durante a conquista da via. Se não conseguir localizá-lo, pode pedir informações para chegar na fazenda dele ou senão, à fazenda do Seu Robélio Souto, que tb fica próxima à face Norte da Riscada. Chegando na face norte, vc irá reconhecer pelas fotos e saberá mais ou menos onde se inicia a via. Tem duas vias q se iniciam aí. A nossa é a da esquerda, e é chapeleteada, não grampeada.

Onde ficar: a uns 10 minutos da base da via tem um riozinho e um excelente lugar para campo base. Vcs verão o lugar desde a estrada, pois fica debaixo de uma árvove bem grande no meio do caminho entre a estradinha e a parede.

Equipos: Acredito que uns 2 jogos de friends, micro friends e stoppers sejam suficientes de equipo móvel. Cliffs podem ser úteis. E no mais vão necessitar de costuras expressas.

Estratégia: há duas maneiras de se escalar a via: leve ou pesado. Acho q pesado dá mais trabalho, mas é mais garantia de êxito. No caso de ir leve significa fazer a via no dia. Tem q escalar muitíssimo forte e rápido. A outra opção é ir pesado, ou seja, porta ledges ou cordas fixas. A via tem um tramo duro formado por 4 cordadas centrais: as duas do diedro e as duas sobre o diedro. São 4 cordadas consecutivas de 8b/c e 9a. Aí está o crux, pq o começo é fácil e o final é mais psicológico.

Mais info: a via é dura, as proteções são distantes, a sensação de exposição é grande. As paradas são feitas com duas chapeletas. Qdo rapelamos, abandonamos fitas em cada parada. Porém elas devem estar ressecadas já. Então, sugiro que leve muitos metros d alguma fita tubular, ou cordelete para duplicar estas fitas que já estão nas paradas. São 18 paradas.

É uma via de uma beleza impressionante, vale a pena treinar bastante para tentar mandá-la em livre.

Nenhum comentário: