terça-feira, abril 27, 2010

Domingo Chuvoso




Domingo passado, após vários dias de chuva, decidimos escalar em Ponta Grossa. No Paraná, é um dos poucos lugares que não encharcam mesmo depois de vários dias de temporal! Enquanto estávamos lá curtindo vias alucinantes na bela parede de arenito do Setor Macarrão, próximo do Buraco do Padre, choveu mais um pouco. Mas nada atrapalhou nossa diversão. Veja o vídeo: Domingo Chuvoso

sábado, abril 24, 2010

Passagem Obrigatória


Via nova que une algumas vias já existentes no Setor Curucaca, acrescentando um trecho novo, uma "passagem obrigatória" por um crux ardido! Curta o vídeo: Passagem Obrigatória

segunda-feira, abril 12, 2010

Curucaca


Em 2006, eu e o Val (Valdesir Machado) levamos o Kavamura para conhecer um local onde havíamos estado no ano anterior e que pensávamos poder ter algum potencial para escalada esportiva, o Setor Curucaca. Em seis meses abrimos uma 30 vias e realmente o local se tornou o melhor point do estado do Paraná para a prática de escalada esportiva. Este estilo de escalada, de vias curtas e difíceis ao qual não estávamos acostumados. A primeira linha que visualizamos e que provamos foi onde hoje está a via Endiabrada, um 9c (8a FR), quase impossível para quem tem menos de 1,75m. Mais de 3 anos se passaram, muito magnésio rolou, e, no finde passado saiu a cadena da teimosa via. Agradeço aos parceiros pelo apoio: Val, William, Poder, Deco, Anacláudia. Na foto acima estou "aquecendo" no início da Caça ao Tesouro. Veja o vídeo em: http://www.vimeo.com/10878691

sábado, abril 10, 2010

Território - Nova Loja Shopping Crystal



Para que minhas viagens se concretizem necessito do apoio de meus patrocinadores, que me dão incentivo e recursos para chegar aos cumes das montanhas. Nesta semana um deles, a Território Mountain Shop, inaugurou mais uma loja - agora já são 3 - no Shopping Crystal. Uma loja chic, voltada principalmente para o público de viagem. Fiquei contente de ver os brothers Zeu e Toi (foto) com seu novo empreendimento. Espero que eles obtenham muito sucesso! As fotos são da fotógrafa Rafaelle Mendes (http://rafaellemendes.blogspot.com).

segunda-feira, abril 05, 2010

Place of Happiness - Perguntas e respostas?


Algumas pessoas me perguntaram algumas informações sobre a via Place of Happiness, Pedra Riscada, MG, de cuja abertura tive o prazer de participar. Então seguem algumas informações que podem ser úteis para quem quer se aventurar:

Como chegar: chegando em SJ Divino, o melhor é falar com o Edimilson Duarte. Ele é o xerife por lá. Ele tem casa na cidade e tem uma fazenda que nos serviu de campo base durante a conquista da via. Se não conseguir localizá-lo, pode pedir informações para chegar na fazenda dele ou senão, à fazenda do Seu Robélio Souto, que tb fica próxima à face Norte da Riscada. Chegando na face norte, vc irá reconhecer pelas fotos e saberá mais ou menos onde se inicia a via. Tem duas vias q se iniciam aí. A nossa é a da esquerda, e é chapeleteada, não grampeada.

Onde ficar: a uns 10 minutos da base da via tem um riozinho e um excelente lugar para campo base. Vcs verão o lugar desde a estrada, pois fica debaixo de uma árvove bem grande no meio do caminho entre a estradinha e a parede.

Equipos: Acredito que uns 2 jogos de friends, micro friends e stoppers sejam suficientes de equipo móvel. Cliffs podem ser úteis. E no mais vão necessitar de costuras expressas.

Estratégia: há duas maneiras de se escalar a via: leve ou pesado. Acho q pesado dá mais trabalho, mas é mais garantia de êxito. No caso de ir leve significa fazer a via no dia. Tem q escalar muitíssimo forte e rápido. A outra opção é ir pesado, ou seja, porta ledges ou cordas fixas. A via tem um tramo duro formado por 4 cordadas centrais: as duas do diedro e as duas sobre o diedro. São 4 cordadas consecutivas de 8b/c e 9a. Aí está o crux, pq o começo é fácil e o final é mais psicológico.

Mais info: a via é dura, as proteções são distantes, a sensação de exposição é grande. As paradas são feitas com duas chapeletas. Qdo rapelamos, abandonamos fitas em cada parada. Porém elas devem estar ressecadas já. Então, sugiro que leve muitos metros d alguma fita tubular, ou cordelete para duplicar estas fitas que já estão nas paradas. São 18 paradas.

É uma via de uma beleza impressionante, vale a pena treinar bastante para tentar mandá-la em livre.

Vista panorâmica Ibitirati


Neste fim de semana passado fizemos uma caminhada "leve": até o cume do Ibitirati, de mochilas cargueiras, carregando muito equipamento, água, comida e é claro que não sobrou espaço pra barraca nem para o saco de dormir... Eu, Val e William amargamos uma noite no cume desta bela montanha enquanto a neblina espessa se transformava em garoa e as nossas espectativas de escalar a via Toca Toca o Pau na Mula em livre ia por água abaixo literalmente. Pelo menos pela manhã, num dos raros momentos em que o tempo abriu, pudemos tirar algumas fotos e depois retornar pela trilha molhada enroscando nossas pesadas mochilas em tudo...não se pode ganhar todas. Montanhas: PP: Pico Paraná, T: Tucum, I: Itapiroca, C: Caratura, Ta: Taipabuçu, F: Ferraria.